terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Alimentação Ayurvédica


ALIMENTAÇÃO AYURVÉDICA
Dentro dos ensinamentos da medicina ayurvédica, a alimentação é um dos pilares mais importantes. A grande preocupação é que toxinas não sejam formadas no organismo, decorrente de digestão inadequada ou incompleta. Para que isso não aconteça, devemos prestar atenção especial na digestão. Daí o uso de ervas e especiarias na culinária ayurvédica, para ajudar na correta e efetiva digestão de alimentos. Outro fator importante é que a comida seja nutritiva, porém leve, saborosa, mas não muito condimentada, e simples sem muita variedade de alimentos na mesma refeição, para não confundir o agni ou fogo digestivo, que irá digerir corretamente estes alimentos.


Trabalhamos com alguns conceitos comuns a todos e outros, específicos para cada biotipo ou dosha, como são chamados em sânscrito, os humores biológicos, que são três, Kapha, Pitta e Vata.
Discorrerei primeiro sobre os conceitos de alimentação saudável baseada no ayurveda, que podem ser aplicados à todos.

PRINCIPIOS DA ALIMENTAÇÃO AYURVÉDICA

Em primeiro lugar devemos saber que o alimento é fonte de prana (energia vital) e energia. Dá estímulo à vida através do sabor; fornece substrato para a recomposição e substituição dos tecidos corpóreos.
O hábito da alimentação envolve um ritual ético e sagrado, de sacrifício de outra vida ao elemento fogo (oferecemos ao nosso fogo interno = Agni) para saciar a nossa necessidade interna, que é contínua.

Uma das principais causas da doença é a conduta imprópria na alimentação (Mithyahara vihara). Devemos nos alimentar daquilo que necessitamos para prover a vida. O que estiver fora disso é Mithyahara vihara e leva a um estado de sofrimento.

O alimento é aquilo que nutre o corpo, a mente e o espírito, e também altera a disposição mental. Quando o alimento é puro (Sattwico), nossa mente torna-se pura (sattwica).


Como os alimentos são fonte de energia vital, devemos considerar que:
- O alimento integral é melhor do que o alimento refinado;
- O alimento fresco é melhor que o industrializado;
- O alimento preparado em até 6hs antes da refeição é melhor que o requentado;
- O alimento aquecido em fogo brando ou banho-maria é melhor que o aquecido em forno microondas;
- O alimento deve ser pouco cozido para que não perca seu prana (energia vital);
- O alimento deve ser leve; quanto mais leve melhor;
- Panelas de metais que podem ionizar ou oxidar durante seu preparo, são contra-indicados;
- Panelas de ferro devem ser usadas somente quando há uma necessidade de Ferro para o organismo;
- As panelas de Inox, vidro e ágata são as mais recomendadas.
- O alimento preferencialmente deve ser cozido, para ajudar o organismo na digestão.
- Devem ser usadas especiarias no preparo dos alimentos, elas dão sabor e dão complemento às propriedades que eventualmente o alimento não tenha.
- A preparação do alimento também envolve manipulação de energia. Há uma troca de energia entre quem prepara e o alimento. O alimento deve ser preparado por alguém que nos queira bem. - A pessoa que cozinha deve sempre o fazer com carinho, para que o alimento seja de boa qualidade energética.
- Os alimentos devem ser escolhidos segundo o dosha, para evitar agravação.


RITUAL DA ALIMENTAÇÃO

O ayurveda também ensina que não é só o que comemos e bebemos que tem o poder de gerar saúde, a maneira como fazemos também conta e muito, portanto é preciso degustar o alimento devagar, mastigando muito bem, pois a primeira fase da digestão se inicia na boca com a mastigação. O segredo está em ouvir o nosso corpo, estar sempre no momento presente, reconhecer nossos sentimentos.
Para isso podemos nos utilizar de alguns hábitos que fazem toda a diferença:
- Não se alimente quando não estiver sentindo fome. O apetite é nosso maior amigo para determinar a hora certa de comer, ele nos mostra que o corpo está preparado para receber o alimento. Para isso devemos distinguir fome de verdade de fome emocional. Todo alimento ingerido sem fome não será bem metabolizado pelo organismo e se tornará Ama (toxina – biotoxina) dentro do organismo;
- Encha: ½ do estômago com alimento sólido; ¼ com líquido (para ajudar na deglutição) de preferência água em temperatura ambiente ou morna; e deixe ¼ do estômago vazio.
- Não coma quando estiver com raiva, chateado, irritado, deprimido ou excessivamente ansioso e evite brigas e discussões durantes às refeições, pois, quando comemos no meio do caos, metabolizamos essa energia também;
- Não coma logo após o exercício físico. Espere pelo menos 30 minutos;
- Quando estiver comendo, nenhuma outra atividade ou pensamento deve distrair sua atenção, devemos nos manter concentrados no ato de comer. O ideal é comer em silêncio. Nada de TV ou leitura durante as refeições;
- Antes de comer esteja limpo, lave as mãos, rosto e enxágüe a boca;
- O ambiente deve ser limpo, calmo, apropriadamente ventilado;
- Comer sempre sozinho ou em boa companhia, com pessoas que você conhece e confia;
- Tomar um chá de ervas digestivas (erva-doce) com gengibre, 30 minutos antes das refeições, ou comer fatias de gengibres crus, com uma pitada de sal e uma gota de limão. Aumenta o agni, purifica a língua e a boca e estimula a digestão;
- Tomar água ou suco gelado durante as refeições diminui o agni (fogo digestivo ou capacidade digestiva) e minimiza o poder de nossas papilas gustativas. Com isso sentimos menos gosto e comemos mais e errado;
- Comer devagar e não exagerar na quantidade são dois pontos importantes para ter uma boa digestão. Só devemos encher o garfo novamente quando tivermos acabado de mastigar e engolir a garfada anterior;
- Mastigar muito bem os alimentos até se tornarem pastosos, pois nosso estômago não tem dentes;
- Antes de comer sempre agradeça, tenha um sentimento de gratidão à natureza pelo presente do alimento que ela nos oferece;
- Após as refeições comer semente de erva-doce, pois ajuda na digestão.


Estes conceitos expostos acima, servem para todos, para que haja saúde, principalmente, saúde do trato digestivo e conseqüentemente saúde integral.

Mas a alimentação ayurvédica, não se resume a estes conceitos, compreende principalmente descrever alimentos específicos, que são bons ou que devem ser evitados pelos diferentes biótipos. Para fazer um diagnóstico correto do dosha ou biotipo individual, o ideal seria consultar um especialista em ayurveda. Existem muitos questionários disponíveis para verificar a constituição individual, mas o ideal mesmo é consultar um bom terapeuta ou médico ayurvédico.
Os três biótipos são Vata, Pitta e Kapha.

Vata = Ar e Éter.
Tem como atributo e característica ser leve, móvel, instável, seco e frio. Portanto a melhor dieta para as pessoas de natureza Vata, em linhas gerais, deve ser úmida, quente, nutritiva, um pouco mais pesada para dar estrutura à essas pessoas, que tendem a ser mais magras e as vezes desnutridas. Tendem também a sofrer com ressecamento da pele, mucosas, couro cabeludo e intestinos (gases), para melhor este atributo seco de Vata devemos colocar um pouco mais de óleo na alimentação destas pessoas, óleos de boa qualidade – “extra-virgem”, prensados à frio, o melhor óleo para Vata é o óleo de gergelim, mas o azeite de olive também se aplica muito bem. Os alimentos frios e crus só devem ser consumidos por Vata na hora do almoço e no verão ou nos dias mais quentes. As especiarias devem sempre estar presentes na alimentação de um Vata, para aquecer, pois a natureza deles é fria e para ajudar na digestão deles que é irregular. Os melhores temperos para Vata são cominho, louro, erva-doce, pois reduzem os gases e aquecem a comida, mas o manjericão, gengibre, coentro, pimenta-do-reino, hortelã também podem ser usados e auxiliam muito na digestão, além de realçar o sabor dos alimentos e satisfazer os sentidos, do paladar, e olfato principalmente.

Pitta= Fogo e Água.
Tem como atributo e característica ser quente, leve, móvel, oleoso e penetrante. Portanto a melhor dieta para as pessoas de natureza Pitta, em linhas gerais, deve ser menos úmida, fria, nutritiva, leve porém não muito leve, pois Pitta tem uma capacidade digestiva forte e precisa de um certo peso após se alimentar, eles geralmente se tornam mal-humorados com pouca comida, ou quando sentem fome. Tendem a ter dificuldade em metabolizar alimentos gordurosos, que causam fragilidade e sobrecarregam a função hepática. Como é quente por natureza e tem uma ótima capacidade digestiva são as pessoas que se dão melhor com alimentos crus e frios. Quanto aos óleos para Pitta os melhores são girassol, coco e azeite de oliva, mas sempre os usando com moderação. Os temperos devem ser usados apenas como uma reverencia ao agni=fogo digestivo e para complementar as qualidades e sabores dos alimentos. Os melhores temperos para Pitta são os picantes suaves como a erva-doce, cominho, louro, coentro, cúrcuma e hortelã. Evitar totalmente as pimentas fortes, que provavelmente causarão em Pitta queimação, azia, devido ao excesso de fogo.

Kapha = Água e Terra.
Tem como atributo e característica ser estável, pesado, úmido e frio. Portanto a melhor dieta para as pessoas de natureza Kapha, em linhas gerais, deve ser mais seca, quente e leve. Tendem a ganhar peso com facilidade e tem dificuldade em digerir carboidratos e açucares, tem uma certa fragilidade no pânceras, portanto devem comer o mínimo de açúcar e carboidratos, preferindo sempre os integrais, que não darão um pico muito elevado de glicose no sangue e assim não sobrecarrega tanto o pâncreas. Os óleos também devem ser usados com muita moderação, e os melhores são girassol, oliva e mostarda. Evitar totalmente alimentos muito oleosos, frituras e de difícil digestão. Os alimentos frios e crus só devem ser consumidos por Kaphta na hora do almoço e no verão ou nos dias mais quentes. As especiarias devem sempre estar presentes na alimentação de um Kapha, para aquecer, pois a natureza deles é fria e para ajudar na digestão que é lenta. Os melhores temperos para Kapha são pimenta-do-reino, cominho, gengibre, cúrcuma, louro, erva-doce, manjericão e todas as pimentas fortes que aceleram o metabolismo e aquecem.


Por: Ana Carolina Alencar

Alcione Agnes

Terapeuta Corporal / Instrutora de Yoga
Quali SA Consultoria e Bem Estar
11 2441 2006 / 7336 0505
twitter.com/AlcioneAgnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário