“Quando o corpo está forte, equilibrado, com o nível de energia suficiente, nossas virtudes se tornam fortes e o bem estar dentro do corpo aumenta.” (Paramahansa Yogananda)
Yoga é uma antiga filosofia indiana, um sistema de práticas físicas e mentais, originado na Índia há mais de 5.000 anos, propõe a conquista da vida plena, através da união entre o corpo, mente e espírito.
A palavra YOGA, em sânscrito, significa união, religar, pois integra corpo, mente, emoção e consciência; promove a unificação do ser individual com o ser supremo em vários aspectos (físico, energético, emocional e mental). Assim, o yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração e percepção, restaurando e mantendo nosso equilíbrio mental. Quando o corpo e a mente estão equilibrados não há estresse, tampouco enfermidades.
Buscando o equilíbrio através do corpo com ásanas (posturas) e pranayamas, nos livramos gradativamente de todas as toxinas, alcançamos a mente, tranqüilizando suas oscilações, YOGA CITTA VRTTI NIRODHAH (suspensão das flutuações da mente).
O Hatha Yoga, utiliza técnicas corporais, de limpeza, respiratórias, bioenergéticas, emocionais, mentais, vocalizações, relaxamento, concentração e meditação, a prática regular do Yoga proporciona inúmeros benefícios, entre eles:
- Auxilia no aumento da flexibilidade corporal e desenvolvimento do tônus muscular, desenvolvendo a agilidade e força corporal;
- Melhora da capacidade pulmonar, aumentando a provisão de oxigênio em todos os tecidos;
- Massageia os órgãos internos e glândulas, promovendo o melhor funcionamento dos sistemas digestivo, cardiovascular, respiratório, endócrino e nervoso;
- Relaxa os músculos e a mente;
- Estimula a circulação sanguínea;
- Desenvolve o equilíbrio e a consciência corporal;
- Auxilia na remoção de toxinas;
- Melhora o desenvolvimento mental e psicológico;
- Desenvolve uma melhor motricidade.
É a opção por um estilo de vida saudável que incentiva ações à aptidão física e psicológica com atitudes, costumes, crenças e expressões que contribuam para o desenvolvimento de uma mente sã e um corpo saudável, proporcionam ao praticante alinhar-se aos pensamentos do bem, as boas ações, ao bom convívio social e com o meio.
Ferramentas do Yoga
Ásanas: são exercícios físicos (posturas) que trabalham os músculos e articulações, ativam glândulas e órgãos, fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas.
Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital e durante os exercícios a respiração deve ser profunda e ritmada.
Pranayamas: são os exercícios respiratórios. Prana está associado à energia vital ou a todas as manifestações de energia da natureza e Ayáma, significa expansão, ampliação ou controle; logo, Pranayama significa controle, expansão da respiração. No ínicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pranayamas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.
Yoganidra: literalmente significa sono do yogi, é um conjunto de técnicas que incluem visualizações e auxiliam a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo, promovendo o relaxamento, recuperação das tensões diárias e um estado de harmonia entre corpo, mente e espírito.
Meditação: Meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. É o fluxo regular de pensamento, a meditação abre todas as portas da mente ao conhecimento intuitivo e de si mesmo. Auxilia na redução do estresse e doenças relacionadas a ele (como ansiedade e depressão), equilibra a pressão sanguínea e proporciona bem estar e confiança.
Contato: quali-sa@uol.com.br/ 11- 2441 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário