terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vrksasana - Alinhamentos e anatomia

Vrksasana - Alinhamentos e anatomia



Alinhamentos
Por Pedro Bara


A partir de tadasana (postura da montanha), firme o pé esquerdo contra o chão e flexione o joelho direito, com a mão direita no tornozelo traga o calcanhar direito em direção ao períneo e apoie a sola do pé direito na parte interna da coxa esquerda.

Mantenha o peso na parte interna do pé de base, que deve estar firme e estendida. O pé direito deve pressionar a coxa, que deve resistir como se a coxa externa fosse em direção a interna.

Com as mãos na cintura, alinhe os dois lados do quadril na mesma altura. Depois una as palmas em frente do peito e eleve os braços estendidos (urdhva namaskarasana) com as mãos acima da cabeça.



Estenda a coluna verticalmente para cima e leve o cóccix para dentro. A partir da extensão dos braços estenda mais as duas laterais do tronco para cima. O pescoço deve manter-se relaxado, cabeça entre os braços e o olhar para frente.


Anatomia
Por Carolina Langowski

Por ser uma postura de equilíbrio, trabalha bastante o apoio da musculatura da sola do pé. Ao flexionar a perna direita, alonga-se a musculatura adutora da coxa (1). A contração do quadríceps da perna de apoio (elevando a patela) aumenta a estabilidade na articulação do joelho (2).


Se não puxar com a mão a perna flexionada para cima, utilizará mais a musculatura do quadríceps para manter a posição.

Contraindicações: dor ou fraqueza nas pernas.





Pedro Bara Zanotto graduado em Esporte pela USP. Praticante de Iyengar Yoga há 11 anos e certificado pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga no nível Intermediate Junior 2. Professor e coordenador do Centro Iyengar Pôr-do-Sol. Ministra curso de formação de professores em Iyengar Yoga.
Carolina Martins Langowski é formada em fisioterapia pela PUC-PR, com especialização em Medicina Tradicional Chinesa. Fez sua formação em Yoga com Pedro Kupfer e Camila Reitz, dá aulas de Yoga a oito anos em Mariscal SC, onde vive. A quatro anos vem se dedicando a estudar anatomia aplicada ao Yoga, com o grande objetivo de evitar que pessoas se machuquem praticando Yoga. Ministra as aulas de anatomia nos cursos de Formação de Pedro Kupfer, Camila Reitz, Unipaz, Rô Pacheco, David Lurrey, Lygia Lima.


Ilustrações: Madu Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário